sábado, 20 de junho de 2015

Companheiros peludos- parte 1

Estão sempre conosco, são fofos, peludos(ou não) e adoram mimos, e se você não tem um, com certeza já teve, ou terá um dia! São os animais de estimação! 
Uma boa definição para animal de estimação é: Um animal doméstico, selecionado para o convívio com os seres humanos, por questões de companheirismo e divertimento. O que não significa que essa seja a única função dessas espécies na nossa sociedade.
De Cães guias a Cobras, de Hamisters a Gatos, de Pardais a Peixes, existem hoje em dia, uma infinidade de animais os quais podemos ter em casa, nem todos são tão comuns assim, mas vou focar minha atenção nos Cães e nos Gatos.
 Parte 1 -Cães




















Amigos, companheiros, dóceis, inteligentes entre outras características. Na maioria das vezes são a alegria das crianças e adultos, vigiam a casa e sabem ser meigos e carinhosos estão sempre dispostos a ajudar.
Existem atualmente muitas raças de Cães, os meus preferidos são os Vira-latas, são cães sem raça definida.
 Apesar de achar os Pastores extremamente inteligentes  e os Labradores lindos, acredito que os Vira-latas são mais resistentes, pois derivam da mistura de mais de uma raça, não possuindo os defeitos genéticos de uma grande linhagem.
Os Cães de 'Raça' vem de uma linhagem com poucos indivíduos, no mundo canino é normal a relação entre irmãos, pais, mães...logo para que as características de uma raça mantenham-se é essencial que esses cães não se 'misturem' com outras raças, mantendo também alguns defeitos genéticos. Já o nosso bom e velho Vira-lata é derivado da mistura de raças oque pode livra-lo de alguns 'defeitos' genéticos.
Mas nem sempre ele é visto com bons olhos, e o nosso querido amigo sofre com os preconceitos.
Todos os meus Cães, e em minha vida já tive alguns, foram salvos na da Rua, atualmente tenho uma  Pinscher que também foi salva na rua, quase foi atropelada...
Preta Maria

Pesquisas atuais afirmam que os Cães conseguem perceber, pela voz do dono quando ele está triste ou feliz.

Pesquisadores da Universidade de  Eötvös Loránd na Hungria, usaram exames de ressonância magnética para estudar como o cérebro de onze cachorros reagia a diferentes sons. Segundo os cientistas, o cérebro dos bichos parece ter uma área que apresenta uma maior atividade quando ouve vozes humanas ou latidos do que outros ruídos sem importância, como o de um vidro quebrando. A atividade é maior ao ouvir um som emocionalmente positivo do que um negativo.
Seis motivos que mostram como eles são realmente muito inteligentes:
1- Entendem a linguagem  corporal humana. 
se você tem um cachorro, sabe que ele consegue entender aquele nosso olhar furioso e
nossos gestos no momento de dar aquela bronca.
2- Eles podem aprender palavras.
Os Cães podem ser treinados para aprender palavras e seus significados.
Certa vez um professor de psicologia conseguiu ensinar o nome de 1000 objetos para sua cadela.
3- Conseguem se comunicar com pessoas.
 os cães usam diferentes tipos de latidos e rosnados para se expressar e ser compreendido pelos humanos.
4- Faz e valoriza amizades.
Quanto maior a "rede de contatos" de um cachorro, maiores são as chances de que os outros o considerem um líder e o sigam aonde ele for.
5- Sente empatia
 Se sentir mal ao ver alguém sofrendo e ficar feliz quando alguém sorri, está presente nos cães. Em 50% dos casos de briga entre dois cachorros, um terceiro elemento que não estava envolvido na luta se aproxima do perdedor.

O melhor disso tudo é que exitem várias feiras de animais abandonados esperando por um dono!
Adote o seu! Faça um Pet feliz!

Fontes: Veja ciência e livro Seu Cachorro É um Gênio!, de Brian Hare e Vanessa Woods





Nenhum comentário:

Postar um comentário