segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Saudades do Orelhão

Orelhão, apelido carinhoso dado ao protetor para telefones públicos, que oficialmente se chama TUP (Terminal de Uso Público), o apelido talvez seja oriundo de uma pequena semelhança com o ouvido humano, e por ele pacientemente escutar conversas dos mais variados assuntos, e saber tudo sobre completos estranhos. Estranhos estes que antes de ganharem um celular, depositavam alegremente suas fichas (no início) e cartões (conforme a tecnologia avançou) para telefonar.
Mas essa maravilha só veio ao mundo graças a arquiteta e chefe de Engenharia da CTB, CHU MING SILVEIRA, que para resolver o problema das caras cabines que ocupavam muito espaço, projetou o Orelhão, que tem sua forma inspirada na forma de um Ovo. Então, em 1972 as cabines começaram uma história de amor com a população brasileira.
Todo mundo tem sempre uma boa história sobre orelhões para contar, quem nunca ficou com medo de atender um orelhão que tocava ? e todo esse medo para no fim descobri que ou era engano, ou era alguém querendo falar com  alguma pessoa que morava perto do telefone.
Mas infelizmente nossos orelhões estão esquecidos, sucateados, depredados...Eu sei que poucos de nós ainda os usamos, mas custa tratar bem quem nos ouviu por anos? e sem reclamar.
Os Orelhões fazem parte da nossa história, da história de nosso país, não vamos deixar que uma história tão bonita, vire folclore! 


fontes : Wikipédia,Orelhões do Brasil e Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário